Os Vircator formaram-se em 2012 depois dos seus membros se terem aventurado noutros projectos com abordagens tão amplas que percorriam o espectro do pop ao metal.
Mas o apelo pelo lado mais experimental do rock juntou Pedro Cunha (guitarra/voz), Paulo Noronha (bateria), Pedro Carvalho (guitarra) e Marcelo Peixoto (baixo).
Em Janeiro 2015 junta-se à formação Gustavo Ribeiro na guitarra, em substituição de Pedro Cunha. Assim surgiram os Vircator que se estrearam com o single “Izbat River” e provaram desde logo ser uma das novas bandas portuguesas que apostam em confortáveis passeios pelas paisagens de altos e baixos do rock e pós-rock sem se prenderem nem restringirem a catalogações quadradas.
Lançaram o primeiro longa-duração “At the Void’s Edge” a 3 Janeiro 2016 (gravado e masterizado por Marco Lima nos HertzControl Studios), que lhes deu abertura para a primeira tour europeia, passando por Espanha, França, Alemanha, Áustria e Holanda.
Com o segundo àlbum “Sar-I-Sang”, Vircator convidam a uma viagem por universos mais distantes.
Embora a identidade da banda se mantenha firme, este álbum revela-se uma autêntica surpresa: é uma poderosa e emotiva viagem, balançada por momentos calmos e arrebatadores.